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Efeito Cascata, Relatório de Comissão Vendedores

Solução

Esse texto explica, o recurso da aplicação do efeito cascata no relatório de comissão dos vendedores:

Qual o objetivo da tabela Efeito Cascata?

A tabela de efeito cascata permite configurar um valor de desconto no valor da comissão do vendedor, a partir do valor percentual do desconto que o mesmo realiza durante a venda.

A ideia é que, quanto menor o desconto efetuado pelo vendedor durante a negociação de venda, maior será a sua comissão resultante; sempre calculando a partir do valor máximo de comissão, que é fixado no cadastro do mesmo.

Exemplo de aplicação:

Suponha que no cadastro do vendedor, a comissão para a venda, seja definida em 4%;

Suponha que, a tabela efeito cascata aplicada pela Empresa seja definida conforme abaixo:

1) Desconto até 5% -> Desconto na comissão 0.00
2) Desconto entre 5% a 10% -> Desconto na comissão 5%
3) Desconto acima de 10% -> Desconto na comissão 15%

Supondo um produto no valor de R$ 100,00:

Caso 01: Nenhum desconto seja efetuado na venda pelo vendedor:

Nesse caso, o valor final da comissão do produto será de 4%; exatamente como definida no cadastro. É necessário, verificar também: produtos não comissionados e produtos com comissão diferenciada.

Caso 02: O Vendedor efetua 5% de desconto na venda;

Nesse caso, o valor final da comissão também não sofre alteração, visto que, na tabela, item "1" é definido que o desconto de até 5% não afeta a comissão.

Caso 03: O Vendedor efetua um desconto de 9% na venda.

Nesse caso, será calculada a comissão de 4% (valor comissão bruta R$ 4,00); em seguida será aplicada a regra da tabela do item "2" (entre 5% e 10%), nesse caso,  a comissão final seria de: R$ 4,00 menos 5% = R$ 0,20; resultando R$ R$ 3,80.

E, assim por diante.

Existem outras variáveis que podem afetar o valor final da comissão?

Sim, existem outras situações que podem afetar a comissão final da venda, principalmente em um documento com vários produtos distintos, podem existir as seguintes situações.

  1. Produtos não comissionáveis; são produtos, os quais, por algum motivo, a empresa não comissiona.
  2. Produtos com comissão diferenciada; o sistema permite a configuração de comissão diferenciada no cadastro do produito (a maior ou menor que o valor padrão definido no cadastro do mesmo).

Existe possibilidade de conferir os descontos realizados na comissão?

Sim, o relatório de comissões possui recursos que permite listar: produtos com comissão diferenciada e ainda, listar os produtos não comissionáveis; que foram vendidos no período selecionado.

Existe possibilidade de configurar uma tabela efeito cascata e, mesmo assim, gerar o relatório sem a aplicação da mesma, para comparação?

Sim, o relatório de comissões oferece recursos para ignorar a aplicação da tabela efeito cascata, para comparação, por exemplo.

Veja também: Configurar um valor mínimo (percentual) para pagamento da comissão

 
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Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 56
Categoria: Configurações NavCOM
Data de publicação: 22-06-2018 17:46:45
Visualizações: 693
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 3.4/5.0 (10)

 
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