Base de conhecimento
CAIO Sistemas > Help Desk - CAIO Sistemas > Base de conhecimento

Pesquisar na ajuda:


Configuração para o programa Checkout

Solução

Introdução

O programa Checkout do NavCOM implementou alguns novos recursos que exigem a configuração prévia para que funcionem adequadamente; a opção de configuração mais importante é o cadastro do usuário que será definido para as operações do checkout.

 

Dentre as opções, destacamos o recurso de SUPRIMENTO/SANGRIA que exigem movimentação de saldos entre contas TESOURARIA->CAIXA e CAIXA->TESOURARIA; respectivamente.

Configuração das Contas CAIXA e TESOURARIA

É necessário criar primeiramente no contas correntes, duas contas: CAIXA e TESOURARIA; a primeira se representa aos valores em DINHEIRO recebidos no caixa (VENDAS e CONTAS A RECEBER); a segunda, representa a TESOURARIA da loja, a conta que SUPRIMENTARÁ o CAIXA e também receberá o saque (SANGRIA) realizada no caixa.

Para cadatrar essas contas, acesse a opção "Contas Correntes" no menu Financeiro do NavCOM e em seguida "Abrir Nova Conta". A figura abaixo representa exatamente como deve ser cadastrada a conta TESOURARIA (TESOUR).

Após cadastrar as contas CAIXA e TESOURARIA no "Contas Correntes" a próxima etapa é a configuração dos poderes de acesso do usuário do checkout.

Cadastrando Usuário para uso no Checkout

É indispensável cadastrar um usuário para melhor organização e configuração do "programa Checkout" do NavCOM. Esse usuário deve necessáriamente estar ligado ao grupo "CHECKOUT".

Para cadastrar o usuário; acesse o sistema como SYSDBA (Administrador) e em seguida, acesse a opção "Util/Config/Cadastro de Usuários" em seguida, a opção "Adicionar Novo". Configure os dados do usuário, bem como o "controle de horário" que permite maior segurança, principalmente em sistemas que permitem acesso via internet.

Definindo os poderes de acesso do usuário do checkout.

Esse usuário deverá ter os seguintes acessos liberados no "controle de acesso": Cadastro de Clientes (consultas), Cadastro de Vendedores (consultas), Vendas (Faturamento), Contas Correntes (Movimentação de Saldos entre contas).

Para configurar os poderes do usuários acesse "Util/Config/Cadastro de Usuários", selecione o usuário (veja abaixo configuração direto no grupo) ou o grupo CHECKOUT e 

Definindo os poderes do usuário do checkout no GRUPO CHECKOUT

Foi criado um novo grupo CHECKOUT para facilitar a configuração de acesso dos usuários; principalmente, quando mais de um checkout, nesse caso, os poderes no controle de acesso podem ser definidos uma única vez no grupo e, em seguida, basta ligar os usuários de cada checkout com esse grupo.

Configurando o usuário no Checkout

Abra o programa checkout na estação de trabalho e, em seguida, acesse a opção "Sistema/Configurar conexão servidor WEB". Defina ali o endereço do servidor (Ex. http://localhost:8132), informe o nome usuário, senha e grupo (CHECKOUT) e em seguida clica no botão "Testar" (para testar a comunicação com o servidor). Se tudo certo, o sistema vai devolver uma mensagem "Conexão realizada com sucesso!"; nesse caso clica uma vez no botão "Arquivar" para gravar os dados de conexão. Essa operação somente é necessária na instalação do checkout.

Se chegou até aqui, o seu Checkout NavCOM já está operando. Caso tenha uma impressora fiscal, veja também "Configurando a Impressora Fiscal (ECF)".

 
Este artigo foi útil? sim / não
Artigos relacionados Configurando os "meios de pagamento" do Checkout x ECF
Boletim 2019 - Revisões Março->Agosto
Boletim 2019 - Revisões Agosto->Dezembro
Boletim 2020 - Revisão 01 Complementar 10/Janeiro
Consignação Equipamentos Cirúrgicos - Caixas Cirúrgicas/Vales Avulsos
Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 7
Categoria: Configurações NavCOM
Data de publicação: 28-06-2012 00:59:24
Visualizações: 563
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 5.0/5.0 (1)

 
« Voltar