Base de conhecimento
CAIO Sistemas > Help Desk - CAIO Sistemas > Base de conhecimento

Pesquisar na ajuda:


Consignação Equipamentos Cirúrgicos - Caixas Cirúrgicas/Vales Avulsos

Solução

Introdução ao processo de Consignação de Equipamentos Cirúrgicos

O processo de consignnação dos equipamentos cirúrgicos; através das Caixas Cirúrgicas ou vales avulsos é realizado no NavCOM a partir da opção "Outros/Consignações". Esse processo abrange o controle desde a execução do orçamento, separação do material, checkout, entrega, recolhimento, check-in e faturamento.

O processo inicia com a abertura da consignação e é concluído após o Check-In do material, onde é liberado o faturamento dos produtos usados na cirurgia, O faturamento pode ocorrer de imediato, ou mais tarde; conforme acordado com o cliente ou convênio.

Abertura da Consignação

Todo o processo de consignação inicia a partir da abertura de uma nova consignação. Para isso, basta acionar a opção "Nova Consignação" e confirmar. A partir dai é possível definir todos os dados da consignação; bem como:

  • Cliente, Hospital, Convênio, Paciente, Cirurgião (todos esses baseados no cadastro de clientes do NavCOM);
  • Data/Hora da Cirurgia; se é eletiva e de urgência; e observações adicionais.
  • Materiais Autorizados (relacionar os materiais)
  • Definir os vales; que podem ser gerados a partir de um registro de uma "Caixa Cirúrgica" ou pode ser montado um vale denominado "vale avulso" e relacionar os produtos no mesmo.

Nessa fase o status da consignação permanece como "Orçamento".

Separação do Material

Quando a autorização da separação do material é acionada, através de um comando específico, o sistema muda o status da consignação de "Orçamento" para "Separar Material". Nessa fase, o sistema aguarda o comando do responsável pela separação do material: caixas cirúrgicas e vales para poder dar início à fase de checkout.

Quando o material é confirmado como "Material Separado"; após o comando do responsável; o sistema libera a consignação para o "Checkout".

Checkout

O Checkout da consignação é realizado através de um programa específico do NavCOM que é instalado na máquina (computador) dos responsáveis por essa função. Uma vez acionado esse programa, basta o usuário inserir o ID da consignação (número) para que o sistema disponibilize todos os vales da mesma para o processo de checkout.

O Checkout é realizado vale por vale e item a item, conforme o progresso da verificação dos itens, o sistema verifica o status dos vales e em seguida, quando todos os itens tiverem sido conferidos, conforme a "Separação do Material", o status da consignação é modificado para "Pronto para Entrega".

Obs. A partir do momento em que o Checkout é realizado, o processo de consignação não pode ser mais alterado; bem como: cliente, cirurgião, convênio, paciente, vales, materiais autorizados, etc.

Encaminhar Motorista Entrega

A partrir do checkout, a próxima fase é o encaminhamento do motorista para a entrega do material no hospital. A seleção do motorista é permitida a partir do momento em que o status da consignação está definido como "Pronto para Entrega" ou seja, após o processo de Checkout da mesma, ser concluído.

Quando o motorista da entrega é definido, o status da consignação passa para "Entregando".

Entrega do Material no Hospital

A partir do momento que o material da consignação está entregue ao motorista, o sistema vai aguardar o comando de confirmação de entrega do material. Esse comando poderá ser realizado pelo motorista (através de um acesso ao programa NavCOM tecmobile) ou por um operador interno na empressa (através do painel de controle das consignações).

A partir do momento em que é confirmada a entrega do material; contendo a informações básicas:

  • Data/Hora da entrega
  • Setor
  • Recebido por
  • Obserações adicionais

A partir da confirmação dos dados acima, o  status da consignação é modificado para "No Cliente"

Solicitar Recolhimento

A solicitação do recolhimento do material, para as consignações com o status definido como "No Cliente", pode ser realizado a qualquer moomento, por qualquer usuário com acesso a esse nível de controle de status.

A partir do momento em que a consignação e acionada para o status de "Solicitado Recolhimento", o sistema abre a opção de encaminhar o motorista para recolher o material.

Encaminhar Motorista Recolhimento

A partir do momento em que o status da consinação está definido como "Solicitados Recolhimento", o sistema permite que seja definido o motorista que executará o recolhimento do material.

Uma vez definido o motorista, o status da consignação é modificado para "Recolhendo".

Entrega do(s) vale(s) pós-cirúrgico no Comercial

Quando o motorista entrega o materiial na Empresa para o setor reponsável, ou quando o mesmo recolher o material no hospital, deverão ser anotados os dados do recolhimento para que a fase de Check-IN do material possa ser realizada; os dados a serem informados são:

  • Data/Hora Recolhimento
  • Entregue por
  • Setor
  • Recebido por (responsável pelo recebimento do material instrumentador ou motorista)

A partir do momento em que os dados são confirmados na entrega do material na empresa, o sistema define o status da consignação como "Recolhido".

Check-IN do Material enviado

O Check-IN do material enviado na consignação: caixas cirúrgicas de vales avulsos; será liberado quando o status da consignação tiver definido como "Recolhido"

Nessa fase será usado também o programa de controle de CheckOut/CheckIn que verifica automáticamente o status da consignação, abrindo assim o processo de checkIn.

Quando o processo de checkIN de todos os vales da consignação são confirmados, o sistema, modifica o status da consignação para "A FATURAR". O programa de visualização da consignação passa a informar a quantidade conferida; permitindo a simulação do faturamento a qualquer instante a partir de então.

Nesse momento o status das "Caixas Cirúrgicas" passam a constar como "A conferir". de forma

Faturamento

O faturamento fica disponível a partir do momento que o status da consignação é modificado automáticamente após o check-In para "A FATURAR". As consignação com esse status ficam disponíveis a qualquer momento a partir do painel principal do controle, na opção "A FATURAR".

O faturamento dis itens aplicados da consignação pode ser realizado a qualquer momento em separado: para o: Cliente, convêncio, paciente, hospital ou e cirurgião.

A partir do momento em que todos os itens aplicados são faturados, o status da consignação passa a consstar "FATURAMENTO CONCLUÍDO".

 

 

 

 

 

 
Este artigo foi útil? sim / não
Artigos relacionados Boletim 2019 - Revisões Março->Agosto
Boletim 2020 - Revisão 09 *Atualizada: Fevereiro/2021 - Nova Interface e melhorias
Como gerar uma Nota Fiscal de Devolução para o Cliente
Boletim 2021 - Revisão 10 at.22/Jun/21 - Relatórios, Controle de Acesso, Devolução, Transferências/Compras
Boletim 2019 - Revisões Agosto->Dezembro
Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 27
Categoria: Perguntas e Respostas diversas
Data de publicação: 06-05-2014 15:19:21
Visualizações: 180
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 2.7/5.0 (7)

 
« Voltar